Exposição em comemoração ao mês da mulher

A mostra acontece na Unidade Tecnologia e Gastronomia e reúne trabalhos das estudantes dos cursos de Design Gráfico, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual

Alunas do Centro Universitário Barão de Mauá organizaram uma exposição em comemoração ao mês da mulher. Intitulada “ELAS”, a mostra é um ponto de convergência de mulheres que atuam e narram seu posicionamento e história por meio da ilustração, design e artes visuais.

Segundo a coordenadora dos cursos de Jogos Digitais, Design Gráfico e Ciência da Computação, a ideia da exposição foi uma sugestão da aluna de Design Gráfico Glenda Martins. Os trabalhos foram feitos em duas semanas e selecionados pelos professores Paulo Nabas e Gilberto Salgado Júnior.

“Para organizar a mostra, convidamos as estudantes da Unidade de Tecnologia e Gastronomia e também as alunas da Unidade Negócios e Comunicação, coordenadas pela professora Carmen Justo. É sempre interessante o olhar das meninas desta geração. Tudo foi bem expresso nos trabalhos, principalmente a quebra de padrão e o empoderamento feminino. Estou feliz e orgulhosa com os trabalhos”, afirma a professora mestra Patrícia Andrade Silva.

A idealizadora da exposição diz que o foco da atividade foi apresentar o talento das alunas da instituição e dar visibilidade para as mulheres.

“Sabemos o quanto ainda é difícil para a mulher conquistar seu espaço. A ideia da exposição foi aproveitar o mês de março para homenagear todas as mulheres e demonstrar o talento das alunas da Barão”, comenta Glenda.

Viviane Marques é uma das artistas, que teve seu trabalho exposto. Ela retratou em sua obra a importância da igualdade entre mulheres e homens.

“Foi importante fazer este trabalho para demonstrar para as mulheres, que nós estamos com toda a força para superar preconceitos, principalmente no casamento em que os trabalhos domésticos devem ser divididos entre o casal e não apenas realizados pelas mulheres”, diz a estudante de Design Gráfico.

Rebeca Rocha foi mais uma das alunas, que contribuiu com a exposição. Estudante de Produção Audiovisual, ela trouxe um pouco do que fez ao lado das colegas de sala no Projeto Integrador do último semestre.

“Realizamos sessões fotográficas com mulheres fora dos padrões estereotipados pela mídia. Elas puderam optar pelas roupas que gostariam de usar e os locais para as fotos. O trabalho trouxe uma visão diferente do que é ser mulher e nos proporcionou ensinamentos”, relata Rebeca.

Para a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Audiovisual é importante realizar atividades de integração entre os cursos e ver a movimentação dos alunos na instituição.

“Fiquei surpresa com a manifestação e o interesse das estudantes em participar da exposição. Elas enviaram ótimos trabalhos e foi uma excelente oportunidade para apresentar um pouco do que realizamos nos cursos de Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. A exposição permanecerá na Unidade Tecnologia e Gastronomia até o final de março e posteriormente seguirá para a Unidade Negócios e Comunicação”, finaliza a professora mestra Carmen Justo.